Logo

Orçamento 2025: informações cruciais para a organização da sua logística interna

06 de novembro de 2024 | Por: Karine K. Sardagna

Compartilhe

Imagem

Com os últimos meses do ano chegando, o planejamento orçamentário ganha força. É hora de olhar para possíveis melhorias operacionais e, claro, buscar soluções que reduzam o custo e aumentem a lucratividade do negócio.


Nesse contexto, sabemos que a gestão de pátio pode ser um gargalo na empresa se não estiver devidamente organizada. Atrasos e erros no recebimento dos pedidos causam furos de estoque, desabastecimento e redução das vendas. Mas algumas boas práticas e investimentos assertivos podem tornar a rotina mais eficiente.


Confira aqui como incluir boas práticas da gestão de pátio no seu orçamento e garantir o melhor custo-benefício para a operação em 2025!


Para um orçamento eficiente, tenha uma análise detalhada

Quantos pedidos a sua empresa recebe diariamente ou semanalmente? A partir do momento em que o caminhão chega para descarregar, qual a estrutura necessária para que os produtos entrem no estoque e, consequentemente, cheguem à área de vendas?


Para garantir que haja redução de custos e melhor controle operacional, leve em consideração a realização de uma análise interna quando o assunto é gestão de pátio. Vale ainda verificar a recorrência de atrasos nos recebimentos, descumprimento de prazos ou datas agendadas, tempo de parada no seu pátio.


Tudo isso acaba sendo revertido em custos: de pessoas, tempo, insumos e outros fatores. O próprio shelf life, ou tempo de prateleira, de produtos perecíveis é prejudicado por atrasos no processo de recebimento. Entender se há perda de produtos por este motivo ajuda a gestão a visualizar gargalos para, então, poder investir em melhorias eficientes.


Gestão automatizada + política de relacionamento

Entre os investimentos fundamentais para reduzir custos da logística interna, especialmente na gestão de pátio, está a automação. Sistemas de gestão de pátio, conhecidos como YMS, auxiliam as empresas não só a reduzir custos, mas implementar indicadores de desempenho para a melhoria contínua.


Portanto, considere a automação da gestão de pátio e leve os fatores a seguir em consideração para garantir um bom direcionamento do orçamento de 2025:


– Unificação da comunicação: opte por plataformas que unificam todo o processo, evitando uso de e-mails, ligações e mensagens via app para agendamento das entregas. Além de unificar a comunicação, esse investimento dá à empresa visibilidade eficiente sobre o calendário de entregas, histórico consolidado e redução de erros ou duplicidade de agendamentos nos mesmos horários.


– Adiantamento de processos: você recebe a nota fiscal somente quando o pedido chega à doca? Quantas vezes esses pedidos tiveram de ser devolvidos por erros? Um investimento eficiente para 2025 é adiantar o recebimento das notas. Na plataforma da Tempo Certo, por exemplo, a nota fiscal pode ser enviada no momento do agendamento da entrega. A conferência antecipada evita o deslocamento de pedidos com erros e agiliza o momento da descarga, já que uma pré-conferência foi realizada. Mitigue erros e evite desabastecimentos, atrasos e retornos.


– Histórico para a tomada de decisão: como trocar de fornecedor, valorizar os melhores fornecedores ou ajustar a rotina da equipe sem informações claras? Ao escolher um sistema para gerir seu pátio, opte por uma solução que dê a visibilidade da operação, contribuindo com a melhoria contínua. Com dados em mãos é possível tomar decisões estratégicas, reduzir custos e agilizar processos de recebimento, gestão de estoque e reposição de mercadorias.


Estes são apenas alguns fatores que devem ser levados em consideração por quem deseja realizar investimentos assertivos e garantir uma logística interna mais eficiente. O preparo e treinamento das equipes e o apoio de profissionais especializados também são pontos essenciais para otimizar a operação.


Bônus: o que as empresas que já investiram falam

Para apoiar a tomada de decisão na definição de investimentos do seu orçamento, confira aqui depoimentos de empresas que automatizam a gestão de pátio e compartilham seus resultados:


A Cassol reduziu o tempo de recebimento de pedidos de 4 horas para 15 minutos.

O Grupo Muffato aumentou em 50% o volume de pedidos recebidos diariamente.


Para saber mais sobre automação e como tornar a sua rotina de gestão de pátio mais eficiente em 2025, entre em contato conosco!

Tags: gestão de pátio, YMS

Compartilhe

Conteúdos

Veja também

Ver mais

Fale conosco

Solicite um orçamento agora mesmo

Preencha o formulário e nossa equipe vai entrar em contato com você em breve.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Logo
icone rede socialicone rede socialicone rede social
ParceirosParceirosDe segunda a sexta das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Tempo Certo Soluções em Softwares Ltda | 26.488.705/0001-93 © Todos os direitos reservados

Feito por: