09 de fevereiro de 2023 | Por: Karine K. Sardagna
Compartilhe
Entenda como automação de processos pode beneficiar empresas de varejo, principalmente quando o assunto é monitoramento do saldo de pedidos
Quem trabalha em empresas varejistas, sabe melhor do que ninguém a importância em ter mais produtividade e evitar processos manuais, tendo em vista que a perda de informações prejudica o andamento da operação como um todo, não é mesmo?
O ponto em comum a todos que trabalham neste ramo é o mesmo: evitar erros operacionais e atrasos no recebimento ou entrega de mercadorias. Estes problemas podem ser facilmente resolvidos quando utilizamos a automação de processos, que nada mais é do que tornar operacional as ações que antes eram executadas manualmente, utilizando para isso a integração de sistemas e dados.
Pensando nisso, trouxemos este conteúdo especial, para mostrar de que forma você pode usar a automação para melhorar sua operação. Continue lendo o artigo para saber mais!
A automação é o conjunto de ações cujo principal objetivo é a melhoria de processos internos através do uso da tecnologia e inovação. Ou seja, ela ajuda a melhorar o andamento do fluxo de trabalho em uma empresa, já que substitui processos manuais por automatizados, através de softwares e sistemas que dão apoio às mais variadas atividades.
Estas atividades podem ser desde a produção de um produto, até a sua entrega ao consumidor final. A automação envolve investimento em plataformas e estratégias que transformam as atividades manuais em processos digitais, reduzindo erros e trazendo mais agilidade.
Sem a automação, várias pessoas executariam o mesmo processo ao mesmo tempo, e, neste cenário, as chances de erro são muito maiores do que quando essas atividades são automatizadas e organizadas por um sistema único para determinada função.
A premissa da automação é simplificar e remover o máximo de trabalho manual, o que impacta diretamente na operação do varejo. Veja a seguir quais os principais benefícios em utilizá-la neste nicho.
A lista de pessoas que se beneficiam pela automatização de processos é extensa, e passa por todos os responsáveis pelo sucesso de um negócio varejista, desde o gestor, até o lojista e o cliente final que compra e consome os produtos.
O crescimento de um negócio varejista ocorre quando aliamos ações estratégicas com redução de custos operacionais e corte de processos manuais que atrapalham a produtividade.
Planejar o processo de automação traz a possibilidade de centralizar os dados em uma única plataforma, onde temos uma integração completa. A partir disso, é possível construir uma estrutura de gestão mais eficiente e estratégica, baseada em dados e com melhores resultados.
Veja a seguir os principais benefícios em contar com automação de processos na logística do varejo:
Além de economizar com a impressão de papéis pelo uso de dados e informações que passam a ser armazenadas em sistemas, as etapas produtivas também ficam mais ágeis, o que impacta na redução de custo. Isso se dá porque colaboradores passam a dedicar mais tempo em tarefas importantes, abrindo mão de ações repetitivas que passam a ser feitas pelo sistema automatizado.
Por meio da automação, os colaboradores passam a atuar de forma mais estratégica, tornando processos internos mais eficientes. Isso ajuda na tomada de decisão mais assertiva, além de melhorar a integração da cadeia de suprimentos. A área logística é facilmente deixada de lado, porém é uma ponto muito importante para garantir a fidelização dos clientes.
Com processos otimizados e integrados, consequentemente temos melhoria na produtividade das equipes e no atendimento aos clientes. Isso porque os profissionais que utilizam uma plataforma de automação conseguem unificar as informações, demandando menos tempo para compartilhar dados importantes na hora em que são solicitados.
A centralização que a automação de processos traz para diferentes setores da empresa, ajuda a manter uma gestão mais horizontal quanto aos dados compartilhados entre os times, o que gera trabalho de forma conjunta, mesmo que cada um esteja em uma área específica.
Ao realizar o acompanhamento dos processos, fica mais fácil verificar se as ações ocorrem como o esperado, o que ajuda a monitorar metas e objetivos. Isso traz mais confiabilidade nas informações recebidas, o que facilita em caso de problemas, que podem ser solucionados de forma mais ágil.
O recebimento de produtos em empresas de todos os portes é um processo que pode ser complexo. Quando o assunto é varejo, a missão envolve centenas de produtos, logística e armazenamento, e que, se forem feitas de forma manual, podem atrapalhar a execução.
Utilizar sistemas integrados pode ajudar no fluxo de trabalho, garantindo que as equipes de suprimentos façam a gestão do saldo de pedidos e reposição de forma automatizada.
O recebimento de mercadorias faz parte do sucesso da operação logística, impactando toda a cadeia de abastecimento. A gestão de pátio começa muito antes da chegada do produto no depósito, por isso automatizar o monitoramento de pedidos é uma ação que deve ser priorizada.
Quando um negócio tem a real visibilidade do que será recebido, consegue programar toda a logística de forma otimizada. Já quando o controle é manual, a tendência e que ocorram falhas, que vão desde problemas no recebimento dos produtos, até atrasos e ruptura de estoque para o cliente final.
Como todo processo operado por pessoas, o recebimento de mercadorias também pode apresentar falhas.
Atualmente, existem no mercado tecnologias que ajudam a minimizar estes erros. A automação e integração de dados e ferramentas de apoio são fundamentais para alcançar os melhores resultados.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, modernizar e automatizar ações têm relação com a simplificação de tarefas, e não com a sofisticação de processos. Isto é, investir em softwares que otimizam os procedimentos é muito importante para aumentar a produtividade de uma empresa.
Com soluções como o sistema da Tempo Certo, você recebe um pedido de mercadorias com quantidade x de cada item, e na hora do agendamento, o fornecedor informa qual quantidade será entregue, item a item, o que ajuda a ter melhor organização do que e quando será recebido.
Nosso sistema faz o controle da quantidade entregue pelo fornecedor, aliando à quantidade do pedido. Isso ajuda o seu negócio a ir além no controle sobre as etapas de operação logística.
Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia.
Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!
Compartilhe
Preencha o formulário e nossa equipe vai entrar em contato com você em breve.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.