Logo

A importância da rastreabilidade para varejo

13 de junho de 2023 | Por: Karine K. Sardagna

Compartilhe

Imagem

Para garantir o bom andamento da gestão logística, contar com o controle das etapas de entrega das mercadorias é essencial para negócios varejistas. Continue lendo para entender a importância da rastreabilidade!


Quando o assunto é distribuição e entrega de cargas, a rastreabilidade é um ponto essencial para que as empresas tenham mais controle sobre sua operação.


Esse processo ajuda o gestor a monitorar os produtos e saber qual a sua localização. Para isso, é necessário investir em soluções logísticas para melhorar a gestão de pátio, que conta com o rastreamento de cargas.


Muitas empresas têm problemas em alinhar e validar seu processo logístico e as ferramentas de rastreamento surgem para fortalecer e ajudar o planejamento organizacional, agilizando a entrega do produto ao cliente.


Falhas nos processos logísticos podem gerar erros graves, o que resulta em clientes insatisfeitos e até mesmo perda de mercadorias. Entenda como o rastreamento pode evitar esses problemas, lendo o artigo completo.


O que é rastreabilidade?

O conceito de rastreabilidade é a ação de monitorar um determinado objeto, sabendo sua localização e tendo previsão de quando a encomenda chegará ao seu destino. Quando o assunto é varejo, esse fluxo de informações pode ser trocado entre transportadora, distribuidor e varejista.


Com as rastreabilidade, é possível acessar informações em tempo real sobre a frota, colhendo dados valiosos para a gestão. A partir disso, o controle administrativo e as remessas são geridos com mais eficiência.


O rastreamento de cargas é uma solução tecnológica que integra processos de logística com sistemas de gestão de pátio e sistemas de armazenagem. Na prática, esses sistemas registram informações sobre os produtos, trajetos, cargas e destinos, além de reunir informações de nota fiscal e dados sobre o transporte em si.


Essa etapa envolve o controle de estoque preciso e de portaria, gestão de pátio, frota e agendamentos. Isso pode ser feito por meio de um código, como o de barras, por exemplo, ou por meio da identificação do número do pedido e nota fiscal.


Somente a partir desse controle que a rastreabilidade é possível, por isso, ter todas as informações é um ponto essencial.


Qual a vantagem da rastreabilidade para o varejo?

Quando falamos sobre a importância da rastreabilidade para o varejo, citamos a sua contribuição para aprimorar o serviço oferecido, o que ajuda a evitar problemas logísticos, além é claro, de garantir a satisfação do cliente. Porém, não é só isso!


Conheça a seguir as principais vantagens da rastreabilidade para o varejo:


Gestão de estoque

Quando uma empresa varejista tem acesso a rastreabilidade de produtos, ela consegue realizar uma gestão melhor de estoque, pois consegue agilizar o envio e ter maior controle do recebimento de produtos.


Também é possível manter um estoque mais equilibrado, já que, rastrear as entregas facilita para entender quanto tempo é necessário para a realização de todo o processo e quanto demora a distribuição aos clientes. Assim, a empresa pode calcular a quantidade de mercadoria que ficará parada e por quanto tempo, facilitando a gestão de armazém.


Agilidade nas entregas

Outro ponto positivo de utilizar a rastreabilidade é ter mais agilidade e melhorar a gestão de entregas, tanto para o distribuidor quanto o varejista, já que é possível acompanhar a movimentação da mercadoria de perto.


Através de um sistema de gestão, esse processo fica mais otimizado e eficiente.


Ajuda a prevenir erros

Quando rastreamos as etapas da entrega, fica mais fácil identificar de forma rápida os imprevistos e trazer soluções aos problemas à medida que eles surgem, ou antes mesmo que se tornem erros mais graves. Essa ação traz mais agilidade ao processo, deixando as decisões mais efetivas e precisas.


Maior controle das entregas

Processos de rastreabilidade ajudam a reduzir perdas e danos, deixando mais claro de quem é a responsabilidade de cada pessoa envolvida na entrega das mercadorias. Apesar de não impedir que os problemas aconteçam, ele ajuda a ter um maior controle de onde está a encomenda e fornece informações precisas, o que é de grande ajuda para o processo de recuperação de bens, se for o caso.


Melhora a satisfação do cliente

Com o rastreamento e o histórico de todo o processo em mãos, o cliente fica mais tranquilo em relação ao paradeiro de sua mercadoria. Afinal, ele consegue visualizar detalhes do trajeto percorrido pela carga até o destino final.


Além disso, como o rastreio visa trazer informações em tempo real e segurança, isso contribui para a fidelização dos clientes.


Contribui para a tomada de decisão

As informações geradas pela rastreabilidade vão muito além do que simplesmente transmitir dados em tempo real. As métricas e informações geradas pelo sistema de controle permitem a identificação de padrões, ajudando a criar processos logísticos mais precisos.


Além disso, com as estatísticas em mãos, é possível analisar a quantidade de cargas perdidas e atrasadas, mostrando se a logística com o distribuidor ou transportadora está saudável ou não, ajudando na tomada de decisão sobre os melhores fornecedores.


Como a tecnologia pode ajudar na rastreabilidade?

Como vimos, a rastreabilidade é muito importante para que gestores tenham controle desde o momento em que a mercadoria sai do distribuidor até chegar ao varejista, fazendo com que seja possível acompanhar a entrega e todas as informações pertinentes sobre o pedido.


Sistemas de gestão no varejo estão presentes nas empresas que querem otimizar tempo e aumentar a produtividade e eficiência do negócio. Alguns sistemas já contam com módulos destinados à rastreabilidade, o que permite registrar a entrada e saída de mercadorias, fazer lançamentos relacionados a pagamentos e recebimentos de notas fiscais, entre outras ações. Isso traz mais visibilidade a todas as pessoas envolvidas no processo, fazendo com que sejam informadas em tempo real.


Qual o fluxo ideal da rastreabilidade entre transportadora, distribuidor e varejo?

O fluxo de informações somado aos movimentos físicos da mercadoria que são compartilhados entre transportadora, distribuidor e varejo, fazem com que seja possível ter dados importantes para a operação logística. Isso ocorre graças a um sistema integrado que reúne todos esses dados. Ele permite:


  • Compilar a armazenar de forma coerente as informações relacionadas ao trânsito do produto;
  • Gerar integração entre todos os agentes envolvidos no manuseio do produto ao longo da logística de entrega e recebimento da mercadoria;
  • Estruturar os dados de forma a tê-los sempre em mão, e assim utilizá-los a favor do seu negócio.

Com sistemas como o da Tempo Certo, você tem acesso a rastreabilidade a partir do momento da chegada do caminhão ao pátio. Isto é, quando ele chega, você tem o rastreio total, desde o momento em que o caminhão chegou, registro do momento em que iniciou a descarga, o horário finalizou e quando foi embora.


Você também tem a oportunidade de montar o fluxo das informações de acordo com a sua operação, conforme o status de recebimento que melhor se encaixa com a sua realidade.


Através da nossa solução, seu negócio pode ir além no controle sobre as etapas de operação logística!

Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia.

Tags: tendências do varejo, YMS, gestão de pátio

Compartilhe

Conteúdos

Veja também

Ver mais

Fale conosco

Solicite um orçamento agora mesmo

Preencha o formulário e nossa equipe vai entrar em contato com você em breve.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Logo
icone rede socialicone rede socialicone rede social
ParceirosParceirosDe segunda a sexta das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

Tempo Certo Soluções em Softwares Ltda | 26.488.705/0001-93 © Todos os direitos reservados

Feito por: